sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Galeria traz imagens hipnóticas

Se você ama o universo dos cabelos, tem que conhecer o trabalho de Joseph Cartright. Não, não se trata de um novo cabeleireiro hippie, mas um norte-americano nascido em Nova York que um fotógrafo especializado em cliques de moda e beleza. Graças às imagens bem conceituais para retratar penteados, cortes e cores de cabelos, Joseph é considerado um expert em hairtography (a arte gráfica capilar).

A hairstylist Andréa Cassolari Hayman, do salão Ricardo Cassolari, de São Paulo, adora o trabalho do artista. “Acho bacana e inspirador tudo o que se relaciona a cabelos de uma forma que fuja do óbvio e o trabalho de Cartright é um ótimo exemplo. Ele busca diferentes formas, texturas e cores de uma forma fantasiosa e surreal”, diz Andrea, que na época que estudava artes plásticas, chegou a usar os fios de cabelo como material para esculturas.

Nas fotos que podem ser vistas nesta galeria, há um destaque especial para os fios ruivos. Bons exemplos são as imagens com fundo azul florido. “O cabelo de tom acobreado deu um contraste com o azul do fundo. Adoro como o posicionamento do cabelo o transformou em um capuz”, comenta Andrea, sobre o look de fios escorridos. “Nas fotos com os fios ondulados, Joseph usou o mesmo conceito de fundo e jogo de cores como na primeira foto. O que ele mudou foi justamente a textura do cabelo que era liso e agora está ondulado. Adoro como o vento deixou a foto mais dinâmica”, completa.

O cabelo carré, com fundo vermelho e luzes coloridas também chamou a atenção da hairstylist. “Neste caso, Joseph usou um fundo preto, já que o que ele queria era chamar a atenção para o cabelo e a pintura no corpo da modelo. Amei a composição da foto, como se a tinta do cabelo escorresse pelo corpo da modelo, o corte Chanel graduado e as mechas super coloridas formaram o complemento perfeito”, diz.
 
Obra de arte
Outra característica do trabalho do fotógrafo é transformar cabelos em verdadeiras obras de arte, como no caso dos fios negros que mais parecem um chapéu. “Ele explorou o universo das gueixas de forma extremamente criativa. Nesta imagem, os cabelos viram uma escultura que lembra um chapéu. As cores preto, branco e vermelho são perfeitas para trazer a inspiração oriental”, opina Andrea.

O loiro platinado é mais um bom exemplo de penteado-escultura. “A modelo está com um aplique na cabeça parecendo uma coroa feita de cabelo, outra possibilidade que também transforma a modelo em uma espécie de deusa”, fala a cabeleireira. Já as madeixas em tom bordô têm um ar ultramoderno. “É futurismo puro nesta imagem. O cabelo tom violeta com cachos fazem uma escultura triangular que parece um chapéu. A roupa e a pose da modelo fazem com que ela pareça um robô”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário