sábado, 14 de janeiro de 2012

Quatro Procedimentos Químicos: Escolha o seu

Sobre a dita polêmica, alguns profissionais garantem que, em baixas concentrações, não há problemas. A concentração não deve ultrapassar 2%, pois não é exatamente o formol que vai alisar os fios.

- Compatibilidade: aplica-se a qualquer tipo de cabelo, porém cabelos muito crespos necessitam de um alisamento prévio com algum ativo potente. O resultado em cabelos naturais nunca será o mesmo do que nos cabelos que já possuem algum tipo de química, pois esses já estão com as escamas dos fios abertas. Portanto, quanto mais os fios estiverem quimicamente tratados, melhor será o resultado.

Não existem produtos à base de formol para o procedimento pronto, então só restam as fórmulas manipuladas. Saiba que manipular fórmulas caseiras é perigoso.

- Tempo de Aplicação: 3 a 4 horas

- Duração: 45 a 60 dias

- Manutenção: usar xampus e condicionadores ácidos, com pH baixo, entre 4 e 6. Para manter o procedimento, quinze dias antes de repeti-lo, deve-se tratar intensivamente os fios, para lhes garantir bastante nutrição.

- Dicas: Xampus anti-resíduos ou de limpeza profunda são proibidos, assim como qualquer produto com base alcalina, após a escova progressiva. Depois do procedimento, ficar três dias sem lavar os cabelos, sem prendê-los ou expô-los à umidade.


PERMANENTE AFRO

É fundamental que os cabelos, por três dias antes de aplicar o procedimento acima, não sejam lavados e não recebam produtos sem enxágüe. O princípio ativo utilizado é o tioglicolato de amônia. São usados bigoudins (rolinhos especiais), que tracionam os fios. O teste de mechas também é imprescindível.

- Compatibilidade: ideal para cabelos crespos e sem uma forma definida. O Permanente Afro não pode ser utilizado em cabelos com qualquer outro tipo de química. Cabelos que foram alisados por procedimentos químicos não enrolam, portanto não servem para este método.

- Tempo de aplicação: 2 a 3 horas

- Duração: 3 a 4 meses

- Manutenção: A manutenção é importantíssima. A nova forma dos fios foi obtida através de um procedimento químico; por isso, produtos hidratantes como xampu, condicionadores, além de hidratações, são necessários. Igualmente importante é usar um leave in como ativador e restaurador de cachos e silicones.

- Dicas: Quem tem reflexos, mechas, descolorações, colorações ou algum tipo de alisamento, mesmo que com o mesmo princípio ativo tioglicolato de amônia, não deve fazer o procedimento. Corte as pontas dos cabelos antes do Permanente.


ALISAMENTO

Os ativos podem ser variados. A força do produto utilizado (fraco, médio ou forte) é que vai determinar o grau de alisamento, também se levando em consideração a estrutura dos fios. A técnica utilizada na aplicação do produto é muito importante. Os cabelos devem ser bem enluvados, e os fios trabalhados mecha a mecha. A utilização de um pente fino também ajuda no processo de alisamento. O tempo em que o ativo ficará em contato com os fios deve ser observado, bem como o enxágüe e a neutralização destes.

- Compatibilidade: o teste de mechas é fundamental. O princípio ativo utilizado quase sempre é o tioglicolato de amônia, embora outros ativos possam ser usados, dependendo da estrutura dos fios. Não é aconselhável o uso de colorações ou descolorações em cabelos alisados.

- Tempo de aplicação: 1 a 2 horas

- Duração: 3 meses

- Manutenção: hidratações semanais, xampus e condicionadores hidratantes. Caso utilize secador ou chapinha, preferir sempre um produto termoativado, para a adequada proteção dos fios.

- Dicas: Colorações e descolorações são procedimentos que devem ser avaliados antes e somente trinta dias após o alisamento. Dependerá também do princípio ativo que foi utilizado e do estado dos fios.


RELAXAMENTO OU AMACIAMENTO

O Relaxamento reduz sensivelmente o volume dos cabelos, abre os cachos, mas não define. É parecido com o alisamento; o que muda basicamente é a técnica de trabalhar os fios. O tempo durante o qual os produtos de relaxamento ficam em contato com os fios também é importante neste procedimento.

- Compatibilidade: teste de mechas é fundamental. Verificar a utilização de outros produtos químicos e sua compatibilidade.

- Tempo de aplicação: 1 a 2 horas

- Duração: 3 meses se a raiz for crespa ou a cada 5 meses se for lisa.

- Manutenção: usar sempre um leave in como ativador ou restaurados de cachos. Hidratar semanalmente - produtos à base de queratina, silicones, outras proteínas e aminoácidos são bem-vindos.

- Dicas: evite pentear os cabelos secos; produtos com álcool ressecam os cabelos e estão, portanto, proibidos. Quem usou trancinhas, após retirá-las, esperar de trinta a sessenta dias tratando muito os fios antes de aderir ao procedimento. Não use colorações; opte por tonalizantes sem base metálica.

Para finalizar, lembre-se sempre de escolher um procedimento químico para seus cabelos, com produtos de qualidade e profissionais competentes em salão confiável. Qualquer procedimento, seja ele qual for, necessita de cuidados especiais, antes e depois de aplicá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário