quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Você e seu cabelo felizes para sempre

Que tal fazer as pazes com os seus fios? É só assumi-los do jeito que são, valorizando o estilo com cuidados certos

Cacheados nota 10

Os anéis vão ganhar mais definição se você usar xampu e condicionador ricos em extrato de aloe vera ou hidraloe e amassar os fios com uma toalha, das pontas em direção à raiz. "Assim, você também evita o arrepiado", explica o cabeleireiro Djalma Kais, do Stein Kais, em São Paulo. Se preferir deixar secar ao natural, espalhe leave-in e pomada no comprimento. Se quiser uma produção mais elaborada, troque esses dois produtos por uma musse, aplicada no cabelo úmido, em toda a extensão. Depois, use o secador com difusor - posicione o aparelho de baixo para cima e, sem movimentá-lo, seque um tufo de cada vez. Finalize passando os dedos entre os caracóis para deixá-los soltinhos. Se o seu drama for manter o enrolado ao longo do dia, a sugestão é andar com um ativador de cachos na bolsa. Borrife de vez em quando e dê uma boa amassada. O ressecamento pode ser combatido com uma hidratação semanal, de preferência usando máscara à base de manteiga de karité.

Liso, leve e solto

A superfície plana dos fios lisos reflete a luz, o que garante brilho. Mas, cuidado, porque o efeito pode ser prejudicado pela oleosidade natural. "Esse tipo de cabelo costuma ser oleoso ou misto. No primeiro caso, escolha xampus com extratos de frutas cítricas e, no segundo, com glicerina. Convém também usar condicionador da mesma linha apenas no comprimento", aconselha Maria Clara Alves, cabeleireira do Lazinho's, em São Paulo. Complemente os cuidados com spray hidratante, que é mais suave que o leave-in em creme e não deixa o cabelo pesado. Uma vez por semana, aplique uma ampola com queratina ou óleo de abacate ou ainda proteínas do trigo. No salão, faça de 15 em 15 dias uma nutrição com queratina. Quem tem fios finos não deve repicar todo o cabelo, senão ele vai parecer ainda mais ralo. No dia-a-dia, essa falta de volume pode ser resolvida com um pouco de spray volumizador, borrifado nos fios úmidos, ou musse, espalhada a partir de quatro dedos da raiz.

Crespo cheio de estilo

Um dos segredos para explorar todo o potencial desse tipo de cabelo é passar, antes da lavagem, o equivalente a uma moeda de 1 centavo de óleo de silicone a partir de dois dedos da raiz. "O produto forma um filme protetor, evitando que a ducha remova a oleosidade natural", diz Heloísa de Assis, cabeleireira do Beleza Natural, no Rio de Janeiro. Xampus e condicionadores com extratos de frutas ou óleo de coco também ajudam. Mas enxágüe bem, pois os resíduos de cosméticos deixam os fios pesados. A briga com o volume continua? Experimente espalhar três gotas de óleo de silicone no cabelo molhado. Retire o excesso de umidade com uma toalha e só então use o secador, com difusor, em intensidade fraca. Para dar brilho, é preciso hidratar três vezes por semana em casa e uma vez por mês no salão, além de recorrer a tratamentos de revitalização - os especialistas usam o calor da chapinha ou vaporização para fazer com que a queratina penetre nos fios.

Ondulado com balanço

Para manter o movimento natural, é preciso usar um xampu com agentes que fazem uma pré-hidratação e estimulam a renovação celular. "São ingredientes como lanolina, silicone, ceramidas, aloe vera e hidrolisado de aveia", revela o cabeleireiro Robson Trindade, do Red Door Salon and Spa, em São Paulo. Adote também um condicionador da mesma linha, um leave-in de uso diário e uma máscara reconstrutora uma vez por semana. Se a idéia é encorpar, aplique uma bola de musse no cabelo úmido a partir de quatro dedos da raiz, amassando com as mãos de baixo para cima. Para marcar as mechas, uma pomada só nas pontinhas, já secas, puxando-as para baixo (se o cabelo for longo) ou para cima (se for curto). Quem quer garantir o ondulado por horas deve recorrer a um spray fixador leve: dê duas borrifadas em cada uma das mechas úmidas, torça-as e seque com o secador em velocidade média. Ao terminar, passe os dedos entre elas para que os fios fiquem mais soltos.

Armação limitada

Cabelo volumoso também faz moda, conferindo um look natural. "Mas exige alguns cuidados para controlar o excesso de rebeldia. Em primeiro lugar, evite o mau hábito de passar as mãos nos fios a toda hora", afirma o cabeleireiro Toni Alves, do Lay Out, em São Paulo. Hoje existem produtos redutores, que ajudam a manter o equilíbrio e domar as cabeleiras, entre eles os formulados com proteínas e aloe vera. Para completar, adote um leavein com silicone, que forma uma película protetora, diminuindo o atrito entre os fios. Se fizer escova ou babyliss, não deixe de aplicar finalizadores termoativados para minimizar a agressão do calor e não comprometer a umidade natural. Nutrição, claro, é fundamental. De duas a três vezes por semana, aplique em casa máscara com óleo de buriti ou azeite de oliva ou manteiga de karité. No salão, a cada 15 dias, hidrate com queratina vaporizada ou máscara de chocolate com avelã.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário