domingo, 11 de dezembro de 2011

Pele, cabelos e lábios

Para manter a saúde da pele sob o sol, não existe mágica: é preciso beber bastante água e proteger a pele contra os raios ultravioletas. O que as pessoas geralmente esquecem é de incluir cuidados antes e depois da exposição solar. Por isso, buscamos recomendações dermatológicas e sugestões de cosméticos que vão deixar sua pele, seus cabelos e lábios livres dos malefícios do verão.
Corpo bem cuidado
O dermatologista Marcelo Bellini sintetiza os cuidados na conservação da pele em duas palavrinhas: esfoliação e hidratação. "São palavras de ordem para quem quer guardar apenas as boas lembranças do verão", sentencia.
A esfoliação deve ser feita uma vez por semana e o recomendável é que se escolha um produto com partículas mais finas para não machucar. Com a pele limpa, espalhe o produto pelo corpo, sem usar força, fazendo movimentos circulares de baixo para cima. Enxague com muita água. Em seguida, passe um pouco de óleo para banho no corpo inteiro e entre na ducha rapidamente, apenas para tirar o excesso. Use uma toalha felpuda para se secar, mas sem esfregar: apenas dê leves tapinhas para tirar a água.
Quanto à hidratação, ela deve ser feita após o banho. Procure na fórmula dos produtos ativos como ureia, glicerina, aloe vera, vitamina E ou óleos essenciais. Esses nutrientes equilibram a umidade cutânea, hidratam e protegem. "Hidratação nunca é demais, por isso, tenha sempre um hidratante na bolsa. Abuse das loções pós-sol, que acalmam e hidratam a pele. As loções iluminadoras intensificam a beleza da cor, são umectantes e protetoras", ensina Bellini.
Proteção solar
A pele é o maior e um dos mais importantes órgãos do nosso corpo. Por isso, merece atenção especial. Obviamente, o produto mais eficiente para a sua proteção é o bloqueador solar. No rosto, Bellini recomenda FPS mais elevado, de 45 ou 60. "Há protetores com toque seco, efeito mate, controle de oleosidades e também aqueles que combinam hidratantes e antioxidantes", lembra. Para o corpo, é permitido fator menor: 30 a 45.
Hidratação é fundamental
 
As fórmulas com ureia e ácidos graxos, que mimetizam a composição da pele, segundo o dermatologista, são as mais indicadas. Devem ser fáceis de espalhar e ter rápida absorção. Recomenda-se que, para mãos e pés, se usem cremes hidratantes mais potentes, contendo ureia em concentrações elevadas (20%), glicerina e lanolina, assim se evitam ressecamentos e rachaduras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário