sábado, 15 de outubro de 2011

Escova Definitiva

A escova definitiva, que também é conhecida como alisamento japonês ou recondicionamento térmico ou reestruturação térmica, consiste em alisar os fios da raiz às pontas. O produto utilizado com efeito termoativo é à base de amônia, o tioglicolato de amônio, o mesmo usado em relaxamentos. Ele distribui a queratina ao longo dos fios de maneira uniforme, por tanto deve ser feito mecha por mecha, com a ajuda de uma prancha/chapinha de porcelana, jamais de metal, pois o metal queima o cabelo devido à presença da amônia. Essa substância amolece o fio, deixando o fio maleável e fácil de moldar.
Inicialmente, é necessário fazer um tratamento intensivo de 5 sessões. Não há restrições para pessoas com tinturas, pois as químicas usadas nos dois casos são compatíveis. O mesmo não acontece com quem possui algum tratamento com soda caústica, que são os cabelos éticos. Em seguida é preciso analisar as condições dos fios do seu cabelo. Se os fios estiverem quebradiços, deficientes de nutrição, secos ou com pontas duplas, o resultado não vai ser o mesmo de um cabelo saudável. Faça a técnica em um salão especializado, com um profissional que possua um diploma do curso que o habilitou para fazer o alisamento japonês. Exija que ele mostre o certificado, afinal é o seu cabelo e o seu dinheiro em jogo. Analise seu tipo de cabelo e tenha certeza antes de que seu cabelo resistirá à química. Para isso, exija um teste antes. Saiba que o processo demora, levando no mínimo 4 horas. Além disso, você não pode se movimentar muito, nem encostar em nada e nem mexer no cabelo, pois qualquer coisa ele já marca.
O tratamento custa no mínimo mil reais. Muito menos que isso, desconfie da procedência. O efeito dura de quatro a seis meses, e após esse período é preciso fazer retoques, além de tratamentos constantes de hidratação dos cabelos, específicos para fios quimicamente tratados. Esses produtos são mais caros que os tradicionais, então analise o orçamento como um todo, considerando tudo isso e não apenas o alisamento em si. Muitas pessoas não gostam do resultado, pois acham que o efeito é muito artificial, já outras não se importam com isso e estão bastante satisfeitas em não ter que fazer escova todos os dias.
Após o cabelo ficar pronto, é preciso alguns cuidados nas próximas 48 horas. É proibido dar puxões nos cabelos, colocar atrás das orelhas, pegar sereno ou chuva, usar tinturas e prender com elástico, presilhas, etc. Tudo isso pode marcar o cabelo, o que significa que nos próximos 4 a 6 meses, a marca seja lá do que for vai sempre estar ali. Então cuidado! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário